Teses

"Fisionomia da cidade: Sorocaba, cotidiano e desenvolvimento urbano (1890-1943)" - Rogério Lopes Pinheiro de Carvalho

Membro há

7 anos
Tipo de Produção
Produção Acadêmica
Carvalho, Rogério Lopes Pinheiro de. Tese de doutorado em História Social, USP, 2008.
Imagem

"A luz do Capital. SOFINA e a regulação da eletricidade em Lisboa e Buenos Aires, no século XX" - Diego Bussola

Membro há

7 anos
Tipo de Produção
Produção Acadêmica
Tese de Diego Bussola (2012). Doutorado em História Moderna e Contemporânea. Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Arquivo Associado
Imagem

"A privatização do Setor Elétrico Paulista: suicídio de um Grupo" - António José Pedroso Neto

Membro há

7 anos
Tipo de Produção
Produção Acadêmica
Tese de doutorado de António José Pedroso Neto (2006). Orientação Prof. Dr. Roberto Grün. Pós-graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de São Carlos.
Imagem

"A patrimonialização de estruturas industriais: o caso da Usina de Itatinga" - Denise Geribello

Membro há

7 anos 5 meses
Tipo de Produção
Produção Acadêmica
2016. USP. Autora: Denise Geribello. Resumo: Por meio do estudo da Usina de Itatinga, uma pequena central hidrelétrica centenária situada em Bertioga – SP, esta pesquisa debate o lugar do patrimônio industrial em operação nas políticas preservacionistas brasileira e paulista. Inicialmente, foi desenvolvido um registro sistemático das estruturas da usina, bem como um estudo pormenorizado de sua trajetória desde sua construção até os dias de hoje. Essas análises foram elaboradas a partir de pesquisas de fontes primárias e secundárias e de uma série de levantamentos de campo e entrevistas. Tendo esse material como subsídio, foi realizada uma análise do processo de estudo de tombamento da usina em desenvolvimento no CONDEPHAAT, que permitiu a identificação e problematização dos valores que amparam a percepção de Itatinga como patrimônio cultural. Em um segundo momento, a análise foi ampliada e o trabalho se debruçou sobre a salvaguarda de estruturas industriais que mantêm suas operações no âmbito do IPHAN, do CONDEPHAAT e da literatura do campo da preservação do patrimônio industrial. A tese discute, finalmente, os potenciais valores culturais associados a bens industriais em funcionamento, trata da resistência ao tombamento desta tipologia e aponta caminhos para o seu reconhecimento como patrimônio cultural.
Arquivo Associado
Imagem

"A Arquitetura da Eletricidade: o surgimento das Pequenas Centrais Hidrelétricas e o processo de urbanização das cidades do interior de São Paulo (1890-1930)" - Débora Mortati

Membro há

7 anos 5 meses
Tipo de Produção
Produção Acadêmica
2013. UNICAMP. Autora: Débora Mortati. Resumo: A Tese é que a disponibilidade de energia foi fundamental para a mudança da economia rural do café para a da urbano-industrial no estado de São Paulo, Brasil, e portanto, as centrais hidrelétricas são parte relevante do patrimônio cultural brasileiro. Como patrimônio industrial, este conjunto de centrais é um caso atípico no mundo, pela sua concentração e intensidade e representatividade da arquitetura industrial da época, devendo ser resgatada e preservada.
Arquivo Associado
Imagem