Qualidade Energética: história de uma ideia - Prof. Dr. Nuno Madureira (ISCTE - Lisboa)
Conferência realizada a 03/08/2017 no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), mediada pelo Prof. Dr. Gildo Magalhães.
Simposio Água e Energia
Programa Biosfera, exibido no canal Boa Vontade TV, em 08/10/2014. Tema: Água e Energia. Entrevistados: Gildo Magalhães, Ildo Sauer, Sônia Seger Mercedes, André Argollo, Luís Carlos Souza Pinto, Antônio Carlos Zuffo, Sueli Furlan, Odette Seabra e Carlos Loret.
LAS PARADOJAS DE LA ELECTRIFICACIÓN EM DOS PAÍSES DE INDUSTRIALIZACIÓN TARDIA, ARGENTINA Y ESPAÑA, 1890-1950
Conferência proferida por Isabel Bartolomé (Universidade de Sevilha, Espanha) e Norma Lanciotti (Universidade de Rosário, Argentina), em 28/05/2013. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Departamento de História.
Projeto Usina de Memórias
Usina de Memórias: a história da Usina Henry Borden narrada por seus trabalhadores. Projeto realizado pela Fundação Energia e Saneamento e Ministério da Cultura, com o objetivo de produzir e divulgar novas fontes históricas, a partir da metodologia da História Oral. Ano de 2013.
A Bacia do Rio Paranapanema
A Bacia do Rio Paranapanema: a enchente de 1983. Produção e Elaboração: CNEC – Consórcio Nacional de Engenheiros Consultores. Divulgação: CESP – Companhia Energética de São Paulo.
Cerrar un Rio
Este filme foi produzido em película cinematográfica de 16 milímetros pela construtora Camargo Corrêa, em comemoração ao fechamento do rio Paraná para a construção da Usina Ilha Solteira, ocorrido em 15 de maio de 1972. Certamente divulgado na ocasião, o filme acabou ficando guardado por muitos anos. Em janeiro de 2003, uma equipe da CESP em Ilha Solteira localizou a produção, que era desconhecida pelas equipes que hoje trabalham na Empresa. Pelo seu valor histórico, o filme foi recuperado. As imagens foram digitalizadas, conservando-se na íntegra a locução em espanhol e a trilha sonora originais. Para a apresentação durante as comemorações dos 30 anos de inauguração da Usina Ilha Solteira, o filme recebeu uma locução em português, que foi apenas sobreposta à antiga, para preservar as características históricas da produção. Direitos autorais: Companhia Energética de São Paulo (CESP).
Grupo CPFL Energia
PCHs: Americana, Buritis, Dourados, Eloy Chaves, Esmeril, Gavião Peixoto, Jaguari, Lençóis, Monjolinho, Pinhal, Salto Grande, Santana, São Joaquim, Socorro, Três Saltos. UHEs: Serra da Mesa, Monte Claro, Barra Grande, Campos Novos. PCHs: Andorinha, Guaporé, Pirapó, Saltinho, Lavrinha, Macaco Branco, Pinheirinho, Rio do Peixe I, Rio do Peixe II, Santa Alice, São José, São Sebastião, Turvinho.
Memórias de Piraju
Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo